❤Sobre a Síndrome de Down e diagnóstico❤


👩‍💻A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma deficiência intelectual. Em 1866, após um longo acompanhamento com crianças no asilo Earlswood, John Langdon Down, descreveu que todas as crianças possuíam características em seus rostos semelhantes, inclusive neuromuscular. A princípio acreditou serem da raça Mongóis ou que seus pais possuíssem alguma doença para que isso ocorresse. Por um certo tempo chamaram de mongolismo, até que certos médicos acharam por bem usarem Trissomia do 21 ou Síndrome de Down, devido ao médico que descreveu a Síndrome.
                        
A Síndrome é devido a alteração do cromossomo de número 21, disposto em trio ao invés de par como os outros cromossomos. É uma alteração dada durante a gestação e alguns fatores associados como a idade dos pais e parentesco, que não foi o nosso caso. Não entramos em nenhum caso que pudesse ter acontecido essa alteração.

Durante a ultrassonografia no pré natal, pode ser avaliado a translucência nucal por volta da 11° a 14° semana). Se de alguma alteração, o obstetra irá pedir um exame chamado amniocentese, que é a coleta de uma amostra de líquido que fica em volta do bebê, e amostragem das vilosidades coriônicas. Também nada foi detectado na gestação do meu filho. Soubemos assim que ele nasceu onde o pediatra irá avaliar pelas características físicas e comprovado com o exame chamado Cariótipo, que é coleta de sangue no bebê e será feito o estudo dos cromossomos.

✔Enfim, uma pessoa com Síndrome de Down necessita de estimulação precoce e multidisciplinar, ajudando-o a ter uma vida muito melhor e ser mais independente.

 

Esse e um resumo sobre a deficiência e como ela é descoberta. Até a próxima! Bjs no ❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em saber o que você tem pra comentar sobre essa história.
Deixe sua dúvida!

❤Atividades❤

 👩‍💻Resumindo até aqui, passamos por cardiologista onde foi feita uma cirurgia pra correção de CIA, fonoterapia, fisioterapia, pneumologis...